Arte na Carreta e programações da Semana Municipal do Brincar garantem atrações para crianças em Taquara

Bolhas de sabão fazem a alegria da criançada na Semana Municipal do Brincar. Foto: Divulgação

Taquara – Programações voltadas para o público infantil estão movimentando a cidade de Taquara desde a última semana. As atividades mesclam a pré-feira literária e a Semana Municipal do Brincar, que se estende até o próximo domingo (28). As programações envolveram atividades na Rua Coberta e uma série de brincadeiras dentro das escolas da rede municipal.

Do dia 17 ao dia 20, a Rua Coberta recebeu a primeira edição do evento Arte na Carreta. Foram realizadas contação de histórias, teatro com bonecos, palestras sobre quadrinhos e shows musicais. A programação foi uma preparação para a Feira Literária de Taquara, prevista para acontecer em outubro, além de uma forma de diversão para alunos da rede e demais jovens e adolescentes.

Já no sábado (20), a Secretaria de Educação lançou a Semana Municipal do Brincar. Durante o lançamento, as crianças que passaram pela Praça da Bandeira aproveitaram para brincar nos espaços, montando bonecos de graveto, soltando bolinhas de sabão, construindo brinquedos, brincando na areia, na água e muito mais.

Resgate de brincadeiras
Com o tema “A natureza do brincar”, as escolas municipais de educação infantil e os prés das escolas de ensino fundamental estão realizando brincadeiras principalmente nos ambientes externos, resgatando o contato com a natureza. “O brincar é super estruturante para o desenvolvimento cognitivo e também integral das crianças e oferece subsídios para a aprendizagem. As crianças precisam desenvolver-se de forma integral para aprender e o brincar possibilita isso”, salienta a secretária da Smece, Carla Silveira. Para isso, os pequenos estão envolvidos em contextos com cabanas, redes, fitas, tecidos, cordas, argila, terra, água, gravetos, folhas secas, bolhas de sabão, danças, piqueniques, fogueira para assar marshmallows e muito mais.

Direito de brincar levado a sério
O Dia do Brincar é comemorado mundialmente na data de 28 de maio, pois esse direito consta da Declaração Universal dos Direitos da Criança de 1959 e está ratificado pela Convenção dos Direitos da Criança de 1990, entre outros documentos e leis. Assim, o brincar é um direito de todas as crianças e deve ser garantido não apenas pela família e comunidade, mas também pelo Poder Público. Entre os objetivos, a campanha também busca a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância.

Brinquedos de chão e o elemento terra
Dentre as propostas das escolas, a Emei Tia Paty organizou momentos relacionados com os brinquedos de chão inspirado no livro “Brinquedo de chão”, de Gandhy Piorky, usando como inspiração o elemento terra, e uma caça ao tesouro na floresta do Parque Paraíso das Águas. Na Emei Vovô Benjamin haverá um momento, na sexta-feira (26), integrando escola e família, numa perspectiva de instigar a retomada do brincar em sua essência, valorizando as brincadeiras antigas e memórias afetivas de infância.

As demais escolas do município também viverão momentos especiais de socialização e de resgate de brincadeiras que divertem e integram as crianças de geração em geração como: dança da cadeira, esconde-esconde, elástico, pé de lata, corrida do saco, aviões de papel, barquinho com elementos naturais, cantigas de roda, brinquedos de casa e brincadeiras da infância dos seus familiares.