Arquibancada cheia, aplausos e emoção marcam noite de encerramento do ballet de Riozinho

Riozinho – A comunidade de Riozinho se reuniu em grande número na noite de domingo (11) para prestigiar o espetáculo de dança do Projeto de Ballet. A apresentação aconteceu no Ginásio Ribeirinho, no centro da cidade, e contou com cerca de 100 bailarinas que participaram das aulas ao longo do ano.

“É um projeto que já vinha acontecendo em outros anos, mas agregamos a participação dos adultos também. A noite de hoje marca o encerramento do ano e estamos muito felizes de estar aqui reunidos com todo esse povo”, declarou o prefeito Marquinhos.

Desde 2021 o Projeto de Ballet, antes restrito às crianças, passou a ser aberto também aos adultos. Além desse estilo, são ensinadas dança de rua e jazz. As aulas acontecem uma vez por semana, de forma gratuita, com os custos do projeto e dos figurinos sendo pago pela Secretaria de Educação. O espaço utilizado para o ensaio é o segundo andar do Ginásio Ribeirinho, em uma sala especialmente preparada para isso.

Atividades no contraturno
O secretário de Educação, Gilnei Santos, ressalta que o objetivo do projeto é oferecer uma atividade cultural para as crianças no contraturno escolar. “Temos escolinha de futsal com meninos e meninas, mas a maioria são meninos; taekwondo e o ballet, que é aberto a todos, mas tem uma maioria de meninas e mulheres, de 4 até 60 anos. Também temos a opção de atividades na academia, então são várias opções ofertadas no contraturno ”, explica.

Mostra de resultados
A apresentação de fim de ano é um evento tradicional no município e acontece para demonstrar o trabalho realizado pelo projeto de ballet ao longo do ano. As peças são apresentadas por grupos de diferentes idades ao longo do espetáculo, e misturam dança com teatro, levando a plateia a diversos momentos de aplausos. Na noite de domingo, a arquibancada ficou completamente lotada com a presença da comunidade e dos pais que foram prestigiar o evento.

Uma das bailarinas da noite, Ayumi Fascio Jardim, de 10 anos, declarou que gosta muito de participar do projeto. “Danço desde meus 4 anos e participo aqui a mais ou menos uns 4 anos. É muito legal estar com meus amigos”, disse. O Projeto de Ballet acontece com apoio da escola Andanças de Rita Candemil, do município de Taquara.