Apae de Igrejinha receberá seis tricicletas adaptadas para necessidades especiais

E m poucos dias, os usuários da Apae de Igrejinha receberão seis equipamentos de tração humana, que serão utilizados para educação e inclusão de pessoas com deficiência no trânsito. Trata-se de triciclos a pedal estilo praiano, que também são conhecidos como tricicletas.

Esse tipo de meio de locomoção alternativo é adaptado para pessoas com necessidades especiais e cada unidade pode ser conectada uma à outra. Na frente, fica a tricicleta madrinha, e os demais módulos são engatados atrás dela, formando um trenzinho.

 

O investimento é de R$ 14.660,00. Este valor está sendo custeado com recursos oriundos do Fundo Social do Sicoob MaxiCrédito e a expectativa da instituição é de que os equipamentos cheguem nos próximos dias.

INCLUSÃO NO TRÂNSITO

“Embora a nossa cidade seja de ciclistas, sendo a bicicleta usada pela população em suas rotinas diárias, as pessoas com deficiências são pouco contempladas e pouco incluídas no trânsito. Através deste projeto, também podemos sugerir políticas públicas pensando na ampliação da inclusão da pessoa com deficiência no trânsito”, explica a diretora da Apae de Igrejinha, Silvia Bischoff.

PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS

Para a diretora Silvia, a aquisição das tricicletas se deu por meio do Projeto Vivencias no Ciclismo. De acordo com ela, o projeto também complementa uma série de ações socioambientais desenvolvidas na escola especial. “O uso de bicicleta é associado à redução dos impactos ambientais. Desde 2015, fazemos aqui na Apae a separação do lixo, recebemos alguns materiais recicláveis, temos cisterna e as roupas de doação que sobram, realizamos brechós”, conta.

A diretora ainda completa dizendo que a escola pretende lançar um livro de histórias ambientais.