Alunos de Taquara participam de oficinas na Escola Ambiente da Faccat

Encontros ocorrem semanalmente com alunos das escolas municipais Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

Crianças e adolescentes integrantes da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida) de Taquara participam de oficinas na Escola Ambiente da Faccat. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) com a instituição de ensino superior, e tem como objetivo a inserção da sustentabilidade nas escolas municipais.

As oficinas são realizadas semanalmente às quintas-feiras, e lideradas pelo professor da Escola Ambiente da Faccat, Augusto Luiz Ebling. Nelas, os alunos têm aulas sobre plantas medicinais, mudas em geral, como fazer adubo líquido e aproveitamento de materiais. Cada escola registra um projeto de estudos, com relação à oficina que pretende participar. Os professores do Coletivo Educador das escolas decidem a aula que será dada aos alunos e a coordenadora da Educação Ambiental, Luciana Martins, faz o agendamento e organiza o transporte dos estudantes.

Nas últimas semanas, quatro educandários municipais de ensino fundamental já visitaram a Escola Ambiente para a realização de oficinas, sendo as escolas Caramuru, Calisto Eolálio Letti, Rosa Elsa Mertins e Dr. Alípio Alfredo Sperb. As próximas visitas ao local serão das escolas 25 de Julho, Escola Municipal de Educação Infantil Tia Paty, Nereu Wilhelms, Getúlio Vargas, Açoita Cavalo, Menino Jesus, Dionysio Pires de Mello e Dona Leopoldina. “As demais serão contempladas com visitas no próximo ano, pois pretendemos continuar com esta linda parceria em prol da busca de nossas escolas sustentáveis, ajudando na formação de nossos alunos das Com-Vidas”, destaca a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Carla Silveira.

A Escola Ambiente

O professor Augusto conta que a Escola Ambiente surgiu há mais de 25 anos, sendo resultado da participação da professora da Faccat, Zênia Heller, na Eco-92, conferência do meio ambiente realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Rio de Janeiro em 1992, sendo o início dos trabalhos voltados ao meio ambiente na instituição de ensino superior. O espaço criado, dentro do campus da Faccat, é aberto para qualquer atividade relacionada às causas ambientais.

Ele lembra que atualmente muitas crianças não têm mais o contato com a natureza como em outros tempos, e que proporcionar conhecimento aos pequenos através das oficinas ajuda a reforçar a importância da preservação ambiental. “Os alunos que vêm até aqui gostam desta experiência de conhecer as plantas e os animais. Todas as descobertas que levamos até os estudantes são importantes, pois eles passam a se interessar pelo nosso ecossistema, e isso pode fazer a diferença futuramente”, frisa.

Das oficinas para as escolas

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Alípio Sperb visitaram a Escola Ambiente da Faccat na quinta-feira passada (14). A oficina que eles assistiram foi a de adubo líquido, e no local, eles aprenderam a fazer uma composteira, que armazena o lixo orgânico e o transforma em adubo para plantas.

A aluna Estefani Paim, de 15 anos, gostou da aula que teve, e lembra que agora levará a iniciativa para a sua escola. “A composteira vai ajudar muito na nossa horta comunitária. Com o adubo gerado por ela, evitará que as plantas morram. Não vejo a hora de montarmos a nossa própria composteira e pôr em prática o que aprendemos aqui”, salienta. O estudante Raí Gomes, de 14 anos, também fez elogios à oficina e está animado com o que aprendeu. Ele lembra que conhecer a Escola Ambiente o deixou mais próximo da natureza. “É bom que tenhamos essa conexão com o meio ambiente. Visitar este local permitiu que ficássemos próximos dos animais, além de poder sentir o cheiro das plantas. Espero que possamos voltar mais vezes.”