Alunos da rede pública de Taquara recebem oficina com a Orquestra de Câmara da Ulbra

Regente Tiago Flores explicou sobre os instrumentos e ritmos Foto: Magda Rabie

Por Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

Promovido há mais de 15 anos, o projeto Concertos Didáticos, iniciativa da Orquestra de Câmara da Ulbra, apresentou-se em Taquara, na segunda-feira (27), no auditório do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (Iacs), para cerca de 300 alunos de quarto e quinto ano, da rede municipal de ensino. O projeto é uma realização da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo – Governo Federal.

 

“Para uma professora aposentada e também primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita em Taquara é um orgulho muito grande ter a oportunidade de ver a plateia lotada de alunos. As parcerias trazem resultados para um propósito de um governo que é para todos e esta parceria me emociona, pois muitos alunos nunca assistiram a um concerto e estamos proporcionando isso a eles”, menciona a prefeita Sirlei Silveira.

 

Além do concerto, os estudantes presentes participaram de um momento de aprendizagem e novos conhecimentos sobre música, regência e instrumentos tocados pelos músicos; os de cordas: violino, viola, violoncelo e o contrabaixo que é o som mais grave da orquestra e os instrumentos de percussão como o pandeiro, tambor, triângulo, prato, agogô, blocos, caixa clara e bateria. “Podemos fazer uma comparação da construção de uma casa com os instrumentos de cordas tocados pela orquestra, onde o contrabaixo seria o piso; os violoncelos as paredes; as janelas e portas seriam as violas e os telhados os violinos, pois os instrumentos mais graves têm menor quantidade”, explicou Flores.

 

Os concertos que são gratuitos visam levar aos estudantes a música orquestral de forma didática, possibilitando a interação das crianças em momentos de participação das mesmas. De acordo com o regente Tiago Flores, o repertório inclui composições de Vivaldi, Mozart, Luigi Boccherini, do filme Aladdin, do folclore brasileiro e Danças Gaúchas, de Alfred Hulsberg. Durante a apresentação, Flores explica aos estudantes cada um dos instrumentos e alguns ritmos tocados pela orquestra.

 

Oficina a professores

 

Na próxima quarta-feira (29), no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar, cerca de 20 professores da rede pública municipal participarão de uma oficina do projeto Concertos Didáticos com a Orquestra de Câmara da Ulbra. “Esta oficina é atrelada a este momento com os alunos e objetiva passar aos professores do Ensino Fundamental conhecimentos musicais para serem trabalhados em sala de aula com os estudantes”, menciona o diretor de Cultura, Luciano Salvaterra. “Música é cultura e vamos continuar buscando cultura para a nossa comunidade”, pontuou o diretor.