Alunos da rede municipal de Taquara recebem noções básicas de primeiros socorros

Levi Metanoya, professor e coordenador do PSE em Taquara (2º dir), acompanha estudantes na visita ao setor de remoção de pacientes. Foto: Reprodução

Taquara – Tendo como proposta ensinar as formas corretas de agir com uma pessoa que tenha sofrido um acidente ou mal súbito, até que chegue o atendimento especializado, alunos de duas escolas da rede municipal de ensino de Taquara receberam noções básicas de primeiros socorros. A palestra educativa, que faz parte das atividades propostas pelo Programa Saúde na Escola (PSE), deverá ser ministrada em outras escolas do município a partir do início do próximo ano letivo.

Coordenador pelo professor Levi Metanoya, o PSE é uma política intersetorial dos Ministérios da Saúde e Educação, realizado em Taquara através da interação entre as Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Esportes (SMECE) e de Saúde – por meio das equipes de atenção básica.

O programa, que tem como objetivo promover a avaliação das condições de saúde dos estudantes do município, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino, também oferece atendimentos que visem a prevenção de doenças.

Num primeiro momento, uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde promoveu o curso de Noções Básicas de Primeiros Socorros aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Getúlio Vargas, do bairro Eldorado, e na EMEF Emilio Leichtveis, da localidade de Fazenda Fialho.

Acompanhado pelo enfermeiro Jorge Amaral e o técnico em enfermagem Alex Alves, o doutor Thiago Dal Bosco mostrou aos estudantes as formas corretas de como agir em casos de emergência e promoveu uma visita na sede da Secretaria de Saúde.

De acordo com o professor Levi, o grupo conheceu toda a estrutura da secretaria, como o setor de transportes e remoção de pacientes, apresentado pelo motorista Flávio Andrade; a sala de fisioterapia, onde foram recebidos pela fisioterapeuta Ursula Garcia; o setor de liberação de medicamentos, onde conversaram com a farmacêutica Gabriela Burlamaque, e local de atendimento no Posto de Saúde 24 horas, sendo recebidos pela equipe de plantão.

“São ações como esta que fortalecem a cidadania de nossos educandos, pois eles aprendem sobre a importância de evitar a automedicação, de evitar trotes para os setores de transporte e também compreenderam sobre os critérios para atendimento médico”, explicou o coordenador do Programa Saúde na Escola em Taquara.

A ideia é que, a partir do início do ano letivo de 2020, seja montado um cronograma de visitas e o curso de Noções Básicas de Primeiros Socorros seja ministrado em todas as escolas da rede municipal de ensino de Taquara.