Alunas taquarenses precisam de voto popular para participar da premiação final da 1ª FeNaDANTE

Taquara – Realizada em São Paulo, pelo Colégio Dante Alighieri, a 1ª Feira Nacional de Ciência e Tecnologia Dante Alighieri (FeNaDANTE) iniciou na quarta-feira (11) e reúne 115 projetos finalistas, vindos de oito estados de todo o Brasil – incluindo um trabalho de um grupo de alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Júlio Maurer, da localidade de Padilha, interior de Taquara.

     O evento, que conta com projetos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio vindos de escolas públicas e particulares de todo o país, tem como objetivo divulgar a pré-iniciação científica e contribuir com a orientação especializada dos estudantes e professores.

     Ao todo, a 1ª FeNaDANTE conta com 11 projetos vindos do Ceará, um de Minas Gerais, três do Pará, dois de Pernambuco, um do Paraná, um do Rio de Janeiro, oito do Rio Grande do Sul e 30 de São Paulo, mais os 58 projetos de alunos do Dante (também de São Paulo). A cerimônia de premiação ocorrerá no sábado (14), dividida em oito categorias – sendo uma delas via votação popular, pela fanpage da feira no Facebook.

     De acordo com a diretora da EMEF Júlio Maurer, Melissa Vilches, o projeto apresentado pelas estudantes Nicole Francine Peters Frelich, Leonarda Manuela Peters e Larissa Pires Moraes, é intitulado “Estudo Etnobotânico de Plantas Medicinais da Comunidade de Padilha– Taquara/RS”.

     “Este trabalho foi elaborado a partir de um levantamento das plantas medicinais locais, da coleta de informações com as famílias e com a comunidade de Padilha, bem como, do estudo científico destas plantas e todo o trabalho de campo, resultando na sua catalogação, que servirá como base à população que queira conhecer e saber o real benefício de cada planta”, relatou Melissa.

     Para ajudar a classificar o projeto da EMEF Júlio Maurer na categoria votação popular, os taquarenses devem acessar o post da votação na página do Dante no Facebook, clicando aqui (https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2479344478769010&id=192466024123545), e comentar o número do projeto (que é o mesmo número do estande na feira) + os nomes das alunas da escola taquarense. Ou seja, o comentário deve ser: 044 – Larissa Pires Moraes, Leonarda Manuela Peters e Nicole Francine Peters Frelich. Cada pessoa poderá votar apenas uma vez. A votação popular será encerrada nesta sexta-feira (13), às 17h.

     Além da votação popular, a avaliação dos projetos será feita por mais de 100 convidados especialistas, mestres e doutores nas áreas de ciências agrárias, ciências biológicas, ciências sociais, ciências humanas, ciências exatas, engenharia, saúde e tecnologia da informação. Ao final, cada avaliador receberá um certificado por sua participação. Após as avaliações dos especialistas, de acordo com os critérios seletivos, serão indicados o primeiro, o segundo e o terceiro lugar de cada categoria. Além das medalhas, os participantes também podem ganhar credenciais para outras feiras científicas, conquistando mais oportunidades de apresentar seu trabalho.