Alunas Taquarenses conquistam primeiro lugar em feira científica de Pernambuco e representarão a cidade em Dubai

Taquara – Sempre preocupada com o desenvolvimento integral de seus alunos, a Administração Municipal de Taquara está constantemente investindo em projetos e ações que estimulem o interesse dos estudantes da rede municipal de ensino pelo desenvolvimento de trabalhos científicos no cotidiano escolar. Como o mais recente resultado dessa produção científica, duas alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nereu Wilhelms foram premiadas com o primeiro lugar na Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (FENECIT), em Pernambuco, e receberam credencial para representar o município em Dubai, em outubro de 2020.

     Orientadas pela professora Luciana Michele Martins Alves, as estudantes Camila Zanatta Reses e Gabriely da Silva Nath realizaram em 2018 o trabalho “A Metamorfose da Minha Professora”, que fez um estudo sobre o processo de emagrecimento vivido pela docente. Após se classificar na 3ª Feira Municipal de Projetos de Alfabetização e Iniciação Científica da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (FEMICTA 2018), em Taquara, o trabalho foi apresentado na Mostratec Júnior, em Novo Hamburgo, recebendo cinco premiações e um convite para participar da FENECIT 2019, em Recife, capital pernambucana.

     Localizada no bairro Medianeira, a EMEF Nereu Wilhelms concorreu com outras escolas vindas de diversos estados do Brasil e também do Paraguai, Argentina, Colômbia e México. Ao final da apresentação dos mais de 100 trabalhos, que ocorreu entre os dias 08 a 12 de outubro, a escola de Taquara recebeu o troféu e medalha de 1º lugar na categoria Júnior, conquistando ainda uma credencial que permitirá que as alunas Camila e Gabriely apresentem seu projeto na MILSET Expo Sciences, em outubro do próximo ano, em Dubai, cidade nos Emirados Árabes Unidos.

     Para as estudantes de Taquara, tudo o que aconteceu durante a viagem a Pernambuco foi um aprendizado, uma experiência que levarão para o resto de suas vidas. Houve um misto de emoções, como nervosismo, saudade dos pais, expectativa da apresentação para o público em geral, mas que no final se transformou em lágrimas de alegria ao ouvirem que o seu projeto havia sido premiado em primeiro lugar na categoria Júnior, e que iriam agora levar o seu trabalho e o nome do município para o outro lado do mundo.

     Extremamente feliz pelas conquistas de Camila e Gabriely, a professora Luciana avalia estar no caminho certo, pois está colhendo os frutos de sementinhas plantadas e constantemente cuidadas em sala de aula por meio da metodologia científica.

     “A maior premiação é o conhecimento e com ele a aprendizagem de estar em uma feira brasileira com um projeto que saiu da sala de aula de uma escola de bairro para o Brasil. Então, só de participar, é uma grande premiação! Mas para a nossa surpresa as meninas conquistaram o primeiro lugar da feira dentro da categoria delas e a credencial para Dubai. Quanta alegria! Estamos muito felizes!”, comemora Luciana.

     Acompanhando as estudantes e a professora durante a passagem por Pernambuco, a diretora Adriana Aparecida de Melo Silva, destaca que o trabalho apresentado por Camila e Gabriely foi muito elogiado pelo público em geral, pelos avaliadores, pelos coordenadores da feira e também pelos outros professores-orientadores que estavam expondo seus projetos na feira.

     “Para a nossa escola e a educação em geral de Taquara, essa participação na FENECIT e a credencial recebida para a MILSET são motivos de muito orgulho, pois mostra que a escola pública, de bairro, de periferia, também desenvolve uma excelente aprendizagem para os alunos. Desde que implantamos a metodologia científica, em 2017, viemos numa caminhada de sucesso, participando da Mostratec, feiras internacionais no Paraguai e Peru, feira nacional em Recife e agora em Dubai em 2020. Estamos cumprindo com nosso objetivo, que é o de mostrar a qualidade de nosso trabalho em educação para o mundo.”, destaca a diretora da EMEF Nereu Wilhelms.

     A diretora agradece ainda ao apoio de todos os professores da escola, funcionários, a confiança dos pais dos alunos e também as parcerias firmadas com a comunidade, empresas e comércio de Taquara, além da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, que tem contribuído com as viagens já realizadas pela escola.

Foto: EMEF Nereu Wilhelms