Alunas taquarenses apresentam projeto premiado para participar de feira científica em São Paulo

Taquara – As estudantes Nicole Francine Peters Frelich, Leonarda Manuela Peters e Larissa Pires Moraes, coordenadas pela diretora, professora Melissa Vilches Pires,da Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Maurer, localizada em Padilha, no interior de Taquaraestiveram na manhã, desta segunda-feira, 12, apresentando o projeto “Estudo Etnobotânico de Plantas Medicinais da Comunidade de Padilha– Taquara/RS”, ao prefeito Tito Livio Jaeger Filho; ao vice-prefeito Hélio Cardoso Neto e aos vereadores taquarenses durante reunião no gabinete do Executivo.

Premiado na Mostratec 2018, com o quarto lugar na Categoria 3 – 7º ao 9º ano, dentre cerca de 420 projetos, as alunas receberam credenciais para participar e apresentar o projeto na 1ª FeNaDante – Feira Nacional de Ciência e Tecnologia Dante Alighieriem. O evento ocorre de 11 a 14 de setembro de 2019, no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo – SP.

FeNaDante é uma feira de projetos de ciências e tecnologia que tem como um de seus objetivos a divulgação das pesquisas de pré-iniciação científica desenvolvidas por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Centenas de projetos foram inscritos, e 58 selecionados para participarem como finalistas.

O projeto “Estudo Etnobotânico de Plantas Medicinais da Comunidade de Padilha– Taquara/RS” foi apresentado, pela primeira vez, na I Feira Científica daEMEF Júlio Maurer – FEJUMA. E, em setembro, do ano passado, foi apresentado na 3ª Feira Municipal de Iniciação Científica de Taquara – FEMICTA, sendo, neste evento, premiado para participar da Mostratec, momento em que receberam as credenciais para a FeNaDante.

Através de um levantamento das plantas medicinais locais, da coleta de informações com as famílias e com a comunidade local, bem como, do estudo científico destas plantas e todo o trabalho de campo, foi-se construindo a pesquisa, até a sua catalogação que servirá como base à população que queira conhecer e saber o real benefício de cada planta.

Além do apoio que será oferecido pela Administração Municipal para a participação do grupo na FeNaDante, as estudantes organizam promoções para a arrecadação de recursos e buscam outros apoios financeiros para representar a educação de Taquara. Quem quiser ajudar, pode entrar em contato pelo telefone da escola (51) 3542 9012.

Participaram do momento de apresentação do projeto, além do prefeito; do vice-prefeito, da diretora Melissa Vilches e das alunas, Larissa, Nicole e Leonarda, os vereadoresAdalberto Carlos Soares (PP), Daniel Laerte Lahm Preto (PTB)Guido Mario Prass Filho (PP), Levi Batista de Lima Junior (PTB), MarleneTerezinha Haag (PTB)Magali Vitorina da Silva (PTB), Sandra Beatriz Schaeffer (PP) e Telmo Vieira (PTB).

Créditos: Magda Rabie