Ações em prol da educação marcam o começo de mais um ano em Rolante

Bebês terão cerca de 60 vagas a mais na cidade Foto: Lilian Moraes/JR

A cada ano letivo que começa, uma nova oportunidade de promover a educação surge. Em Rolante, atentos às demandas e à constante evolução do ensino, a prefeitura iniciou 2024 executando ações em diversas frentes, para contribuir com desenvolvimento do setor.

O destaque fica por conta da reforma da Escola de Educação Infantil Luizinho e Farroupilha (com a ampliação de cerca de 60 vagas no berçário). Segundo a Administração, a intenção é melhorar o ensino público e ampliar a oferta de vagas na rede municipal de ensino, investindo em obras de reforma, ampliação e manutenção física.
Outro movimento considerado fundamental nesta época é a realização de oficinas formativas. Antes de receberem os alunos, os professores do Jardim B aos 9º anos participaram de atividades. “Ações como esta possibilitam um pensar e um fazer pedagógico, entrelaçando formação continuada com os saberes adquiridos por meio das vivências de cada profissional. A rede municipal ofertou oficinas de inclusão, alfabetização, vivenciando habilidades e metodologias ativas”, explica a secretária de Educação e Esportes, Simone Tadiotto.

No município, também foi aderido ao Programa Alfabetiza Tchê, iniciativa do Governo do Estado, que busca garantir a alfabetização na idade certa, além de adquirir materiais didáticos para professores e estudantes do 3º aos 5º anos da rede municipal de ensino.
Ainda que seja o início do ano, as ações demonstram o compromisso da Administração em continuar oferecendo as melhores condições para os alunos.

Números atuais

A educação rolantense dá o pontapé inicial em 2024, atendendo mais de três mil estudantes em sua rede.
Conforme informações disponibilizadas pelo setor, no total, são 12 educandários de ensino fundamental e nove de educação infantil administradas pelo município, além de gerenciar, há quase dois anos, o Centro de Referência Municipal em Atendimento Educacional Especializado (Cermae), que atende o público de pessoas com deficiência (PCD) e conta com a parceria das secretarias de Saúde e da Assistência Social.

Trabalho de 2024 regido por tema norteador

“Uma educação que enxerga possibilidades” será o tema norteador de todo o trabalho educacional desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Rolante no ano de 2024. De acordo com a Secretaria, a proposta visa uma educação cujo objetivo é instigar e estimular o aprender, transformando o processo de enxergar possibilidades em cada criança atendida na cidade. “Além disso, busca intensificar ações voltadas à alfabetização e letramento dos estudantes de 1º e 2º anos no tempo certo, também intensificar condutas para o desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes até os 9º anos, com metas a alcançar, ações planejadas e práticas”, salienta a secretária de Educação, Simone Tadiotto.