6ª edição do prêmio Professor Inovador do Vale do Paranhana é lançada na Faccat

Lançamento do concurso aconteceu na última semana, nas dependências da Faccat Foto: Claucia Ferreira

Criado há 13 anos com o objetivo de fomentar inovações pedagógicas e, sobretudo, reconhecer o trabalho dos professores da região, o Prêmio Professor Inovador do Vale do Paranhana teve a sua 6.ª edição lançada na última semana.

O ato aconteceu nas dependências da FACCAT – Faculdades Integradas de Taquara e contou com a participação de professores, diretores, coordenadores de escolas da rede municipal, estadual e privada da região.
Desde a sua criação, a iniciativa já premiou inúmeros projetos e assim como nas outras edições, em 2022, reunirá projetos desenvolvidos durante o ano, em escolas públicas e privadas de educação básica dos municípios que compõem o Vale do Paranhana.

A vice-presidente da Associação dos Municípios do Vale do Paranhana/Educação e secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SECTEL), Joana D’Arc Wittmann, salienta que a educação só tem sentido se ela consegue identificar os “talentos” e construí-los de uma forma coletiva.

O diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, ainda enfatiza que o prêmio é muito especial, pois é um aporte motivador. “Ficamos sem o evento durante a pandemia e, agora, ele é necessário mais do que nunca. É motivador porque nos nossos dias, muitas vezes, as pessoas olham as ações, mas esquecem dos protagonistas, que são os gestores, que são os professores. Os docentes também precisam de apoio, de valorização. O professor é o mais importante da educação”, comentou o diretor-geral.

O Prêmio Professor Inovador do Vale do Paranhana é uma iniciativa da Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (Ampara) com a Faccat.

Um pouco mais sobre o prêmio

Finalistas e premiação

A lista dos finalistas será publicada em revista elaborada especialmente para o prêmio.
Na publicação, conforme consta no regulamento, os inscritos no prêmio, das etapas municipal e regional, estarão representados. Assim como estão convidados para a solenidade de premiação. Os finalistas, por sua vez, serão avisados.
A Cerimônia de Premiação da 6.ª Edição terá lugar em sessão pública, no mês de julho de 2023, na FACCAT, ficando a cargo da Coordenação Regional do Prêmio e com o apoio logístico e administrativo das Comissões Municipais.

Secretários de educação falam sobre a iniciativa

Cristiane Martin, secretária de Igrejinha. “Ações como essa contribuem para a qualidade da educação, a valorização do professor e reconhecem as boas práticas promovendo a aprendizagem significativa em sala de aula”.

 

Gilnei dos Santos, secretário de Riozinho. “O prêmio visa reconhecer o mérito de professores pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas”.

 

Joana Wittmann, secretária de Parobé. “Acredito que a maior importância é dar visibilidade para experiências inovadoras no Vale do Paranhana. Depois de todo esse desafio que os professores tiveram, o Professor Inovador vem como uma valorização da docência”.

 

Simone Tadiotto, secretária de Rolante. “O prêmio vem em busca de uma perspectiva de projetos de uma educação disruptiva com os pilares de uma escola que Acolhe, Inova e Transforma que tenha como princípio a transformação pedagógica como ação.”