Palestras para educadores marcam abertura do ano letivo em Igrejinha

Mario Sérgio Cortella. Foto: Divulgação

Igrejinha – Uma série de palestras on-line para profissionais da educação vão acontecer nos próximos dias em alusão ao início do ano letivo da rede municipal de Igrejinha. O primeiro evento ocorreu na sexta-feira, dia 19. A programação se estende até o dia 25 de março.

Na última sexta, foi o professor José Meciano Filho (Nino Paixão) que deu início à série, com o tema “O que a Neurociência diz sobre a importância do acolhimento e do processo de ensino e aprendizagem realizado com motivação?”. Esta data marcou o retorno do ensino fundamental, com o evento direcionado aos profissionais desta rede. As palestras seguintes são oferecidas através do Seminário Sesc de Educação, que vai do dia 23 de fevereiro até 25 de março, todas as terças e quintas-feiras, às 19 horas.

“O seminário será oferecido a todos os profissionais que trabalham nos centros, nas EMEIs e nas EMEFs”, informa a Secretaria de Educação. Durante o ano letivo de 2021 acontece ainda a Jornada Pedagógica da educação infantil e do ensino fundamental, além de outras programações de formação continuada.

Quem serão os palestrantes
No Seminário Sesc de Educação já são 11 nomes confirmados. Jackes Heck é o primeiro palestrante, que abordará o tema “Perspectivas para a metodologia do ensino híbrido e mão na massa”; o segundo é Júlio Furtado, com a palestra “Desafios do currículo em 2021: por onde começar?”; a terceira palestrante é Regina Shudo, que vai falar sobre “Os profissionais da educação e o encantamento pelo ato de educar”; o quarto encontro conta com Luis Rasquilha, com o tema “Tendências da educação e as profissões do futuro”; para falar sobre inclusão a convidada é Vanessa Freitas; Vasco Moretto será o sexto a palestrar, com a temática de possibilidades de avaliação; o sétimo encontro virtual é com Lourdes Atié, que vai ministrar sobre “A ética do cuidado na escola”; a próxima é Jaqueline Moll, com o tema “Educar por inteiro: sujeito, escola e sociedade”; a nona palestra será sobre metodologias ativas no ensino híbrido, com Natália Alves Carvalho; o décimo encontro é com o filósofo e escritor Mário Sérgio Cortella, que vai falar sobre a escola e o conhecimento; por último está o diretor regional do Sesc/RS José Paulo da Rosa.

Todas as transmissões acontecem pelo canal da entidade no YouTube.

Fomento à formação continuada
Fomentar a formação continuada e a relação entre teoria e prática estão entre os objetivos da Secretaria de Educação ao promover este tipo de evento. O intuito também é oferecer um mínimo de 30 horas anuais de qualificação aos professores.

Para a secretária de Educação Cristiane Martin o foco é a aprendizagem e a inovação. “Sempre que designamos recursos para a formação continuada estamos investindo na qualidade da educação municipal. Entendemos que esta prática deve ser constante a fim de atingir dois dos valores da Secretaria de Educação que são: foco na aprendizagem e desenvolvimento e inovação.