1ª Semana Municipal do Brincar coloca assunto em discussão e diverte a criançada em Parobé

Criançada se divertiu durante a programação Foto: Prefeitura de Parobé/Divulgação

Uma campanha de sensibilização sobre a importância do brincar, do direito da criança a ter infância e da necessidade do direito ao brincar ser respeitado, mobilizou e reuniu diversas frentes em Parobé, em uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
Entre os dias 11 e 14 de maio, uma intensa programação foi organizada na I Semana Municipal do Brincar, que promoveu interações brincantes, sessões de cinema, brinquedos infláveis, animação com personagens infantis, hora do conto, formação para professores, apresentação musical, intervenções artísticas e jogos recreativos na Praça 1º de Maio, que possibilitou, também, momentos de convivências entre os participantes.
A programação iniciou na quarta-feira (11). Na quinta-feira (12), aconteceu a abertura oficial do evento, que contou com a presença do prefeito Diego Picucha (PDT), da secretária Joana D’arc Wittmann, vereadores, representante do Conselho Tutelar e demais autoridades municipais, além de cerca de 250 profissionais de ensino da rede e a convidada da noite, Rosane Romanini, integrante da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP), que falou sobre o tema.
As atividades encerraram na manhã de sábado (14), quando foi realizada uma grande ação com interações brincantes e presença de personagens da Patrulha Canina e de super-heróis.

Brincar é algo sério

A responsável pela educação parobeense fala sobre a semana e enaltece o intuito da SECTEL com a promoção do evento na cidade. “Em 2022, entramos nesse grande movimento que é o Brincar. É a nossa primeira Semana Municipal do Brincar, do qual nós usamos uma frase da professora Maria Amélia Pereira que diz o seguinte: ‘Brincar é usar o fio inteiro de cada ser’. É nosso objetivo através desse fio, fortalecer a nossa rede de cuidado, de proteção e de alegria”, citou ela. “Nós sabemos por vários instrumentos da educação, da importância do brincar e da brincadeira no desenvolvimento das nossas crianças. A brincadeira é para a criança, um espaço onde ela fortalece vínculos, faz descobertas e constrói aprendizagens. O brincar para Parobé é algo sério e nós queremos as nossas escolas, com essa potência do brincar”, complementou.

No calendário do município

Professora valoriza momento

No Vale do Paranhana, Parobé é pioneira em realizar a Semana Municipal do Brincar, o que é exaltado pela professora Rosane Romanini. “Quero parabenizar o município por esse momento. Acredito que vai ficar para a história da cidade, pois esse movimento todo olha para a criança e pensa no seu bem-estar, pensando que se passaram dois anos de pandemia, onde as restrições do brincar e do contato social foram diminuídas de forma muito dramática”, pontuou. “Então, trazer a Semana Municipal do Brincar e na sequência instituir um decreto, isso garante às crianças que elas vão ter uma cidade, uma escola, pessoas, gestores, professores e pais que valorizam o brincar das crianças, porque nós sabemos que através da brincadeira a criança se constitui, ela aprende, ela fica inteligente e ela aprende a viver, então esse é um dia muito bonito”, finalizou Rosane.