Taquara aquece a economia trazendo empresas e gerando mais de 2,4 mil empregos em cinco meses

Foto: Agência Brasil

por JAURI BELMONTE

Taquara está empenhada na geração de empregos e os números comprovam isso. Entre janeiro e maio deste ano, o município do Vale do Paranhana teve 2.444 admissões, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Se o recorte for feito apenas nos últimos dois meses, foram mais de 900 admissões; é o melhor saldo de municípios da região do Paranhana.

 

Segundo a prefeita, Sirlei Silveira, esse número apresenta crescimento devido ao esforço feito para trazer mais empresas e indústrias para a cidade. “Nossa Secretaria de Desenvolvimento Econômico é incansável na busca por empresas que desejam se instalar aqui. Oferecemos auxílio e condições que façam as empresas ter interesse em vir para Taquara. No ramo do calçado, por exemplo, tivemos o contato com uma empresa inicialmente em nosso gabinete. Em menos de 50 dias, a situação evoluiu e foram gerados mais de 200 empregos”, pontuou.

 

DISPUTA SAUDÁVEL

Em abril, o município teve 393 admissões, enquanto em maio foram 525, o que totaliza 917 em dois meses. A chegada de mais empresas é vista como algo positivo e que pode aquecer a disputa comercial, segundo a prefeita. “Vejo como algo extremamente relevante na nossa cidade. Isso, com certeza, faz com que Taquara dê um salto na economia. Penso que temos que dar valor ao comércio, pois ele é mais de 54% do nosso recurso que entra no município. Temos que valorizar essas empresas de renome vindo para a nossa cidade. E, além disso, quando elas optam por se instalarem aqui em Taquara, reforça uma competitividade séria e saudável, colocando todos no páreo”, explica.

Prédio no centro de Taquara deve receber unidade das Lojas Renner. Foto: Jauri Belmonte

CHEGADA DE NOVAS EMPRESAS

Além disso, a cidade tem articulado a vinda de outros negócios com objetivo de aquecer diferentes setores. No varejo, bastante forte em solo taquarense, a expectativa é de que a concorrência saudável aumente, com a chegada das Lojas Renner que devem abrir uma unidade na área central até o fim deste ano. A data de inauguração ainda não foi divulgada e a loja deve funcionar na Rua Júlio de Castilhos, próximo à Igreja Católica, onde há algum tempo havia uma loja de calçados. O prédio, inclusive, passa por reformas e transformações a fim de estar apto para receber o empreendimento.

Outra empresa que também está literalmente preparando terreno para se instalar em Taquara é o Macromix Atacado. Em um terreno de aproximadamente 11,8 mil metros quadrados, na esquina da Rua Pinheiro Machado com a RS-115, o prédio está em construção. A expectativa é de que mais de 200 empregos diretos sejam gerados. “Temos a construção do Macromix, que tem inauguração prevista para 16 de novembro. Futuramente, teremos a Renner. A ideia é que tenhamos um shopping a céu aberto na nossa cidade, gerando uma competitividade saudável e novos empregos”, frisa Sirlei.