Sapiranga e Igrejinha despontam na geração de empregos em 2023

Caged mede o índice de empregos formais gerados no país. Foto: Arquivo JR

Região – No primeiro trimestre de 2023, Igrejinha chegou a um saldo positivo de geração de empregos formais. Dados do Ministério da Economia, divulgados através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), mostram que foram criadas 224 vagas. Os números representam a diferença entre contratações e demissões.

Parte dos vínculos trabalhistas estabelecidos foram mediados pelo Sine de Igrejinha. Conforme os números levantados pela agência, a pedido da reportagem, foram 1.758 encaminhamentos para vagas realizados no mesmo período, dos quais 72 se converteram em colocações no mercado de trabalho. “Hoje estamos com cerca de 140 vagas abertas. Nosso trabalho tem se focado em ir atrás de vagas e da diversificação de opções, para não nos limitarmos ao calçado”, explica o coordenador do Sine de Igrejinha, Átila de Souza.

Em janeiro, o município teve saldo positivo de 149 empregos formais; em fevereiro foram 95; e março registrou índice negativo, com 20 postos de trabalho perdidos.

Por sua vez, Sapiranga, foi o município do Vale do Sinos que mais gerou empregos no primeiro trimestre de 2023. A cidade conta com um saldo positivo de 489 vagas considerando o número de admissões e demissões no mercado de trabalho.

Em 2022, o município também se tornou destaque entre as cidades do Vale do Sinos, gerando um saldo positivo de empregos ao longo do primeiro semestre do ano.

Trajetória ascendente se consolida
O prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, avalia que as estatísticas de 2023 reforçam a trajetória ascendente que vem se consolidando após a pandemia. “Em 2021, foram quase 1.000 novos empregos; em 2022, quase 700 e, agora, 224. Temos em dois anos e 3 meses quase 1.900 empregos gerados no município, o que nos deixa convictos de que estamos no caminho certo em relação à política de desenvolvimento do município”.

Sapiranga
Durante os meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, Sapiranga apresentou um total de 4.132 admissões. O secretário Municipal de Indústria, Comércio e Tecnologia, José Della Santos, acredita que os números apontam para o resultado de um trabalho de fortalecimento que está sendo feito na área. “Novamente Sapiranga é destaque devido a ações que possibilitam que, cada vez mais, novos empregos sejam gerados’’, resumiu.