Programa de Microcrédito em Igrejinha apresenta bons resultados

Por Diego Land

Igrejinha – Em setembro de 2023, a Prefeitura de Igrejinha lançou o Programa de Microcrédito, destinado a microempreendedores e microempresas. Em pouco mais de meio ano, os resultados são perceptíveis, obtendo mais de 10 adesões na fase inicial.

 

De acordo com o Executivo Municipal, semanalmente são enviados para análise da instituição financeira documentos de empresas interessadas no Microcrédito Produtivo Orientado, o que indica um aumento gradual de adesões ao programa.

Conforme o prefeito Leandro Hörlle, os contemplados são, em sua maioria, das áreas de prestação de serviço e comércio. “No geral, o perfil do Microempreendedor Individual (MEI) reflete a diversidade e a criatividade dos peque nos empresários brasileiros, que desempenham um papel crucial no fortalecimento da economia local e na geração de emprego e renda”, observa Leandro.

Para o prefeito, o microcrédito desempenha um papel significativo no apoio ao crescimento e desenvolvimento das pequenas empresas, fortalecendo a economia por meio da disponibilidade de recursos financeiros essenciais, para os que mais precisam.

FINANCIAMENTO COM SUBSÍDIO

O programa permite a contratação de financiamentos com valor mínimo de R$ 500 e valor máximo de R$ 5 mil, pagos em até 12 parcelas com juros subsidiados.

A Prefeitura Municipal fará o pagamento da décima segunda parcela deste financiamento como forma de subsídio às empresas locais, desde que elas mantenham a regularidade e os pagamentos em dia.

A instituição financeira credenciada pelo município é a Cooperativa Cresol.

BOAS PERSPECTIVAS

Segundo o prefeito, o município vive um bom momento e o programa terá continuidade em 2024. “Considerando os indicadores econômicos e sociais, percebese que o município vive um bom momento econômico, os setoreschave da economia municipal estão demonstrando resiliência e expansão, também se identifica a diversidade econômica, oportunidades de empregos, iniciativas governamentais bem-sucedidas que promovem o crescimento econômico e o bem-estar da sociedade”, destaca Leandro.