Parobé é a quarta cidade gaúcha que mais gerou empregos em setembro

Secretário analisa o bom desempenho do município. Foto: Diego Land.

Parobé – Dados divulgados recentemente pelo Ministério do Trabalho e Previdência, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), colocam Parobé na quarta colocação entre as 497 cidades gaúchas com a maior geração de empregos em setembro de 2023. No Paranhana, os parobeenses estão em primeiro lugar.

 

Nesse mês de referência, o município teve 715 admissões e 507 desligamentos, gerando um saldo positivo de 208 postos de trabalho. “Esse resultado se deve muito às mudanças que fizemos. Hoje, os processos para instalação de uma empresa são realizados todos aqui na Secretaria. Antes as pessoas tinham de ir em vários lugares. A obtenção de alvará que antes levava até seis meses, agora leva poucas horas”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Adriano Azeredo.

OPORTUNIDADES DE EMPREGO EM DIVERSOS SEGMENTOS

A assistente financeira Victoria Matte, trabalha numa clínica de saúde que acaba de se instalar em Parobé. Ela ficou cinco meses desempregada, mas nesse tempo teve algumas oportunidades de emprego, o que lhe permitiu escolher onde trabalhar. “Foi através de um mutirão de empregos do Sine que achei a vaga pretendida. Eu estou gostando de trabalhar aqui. É um lugar que valoriza o trabalho e dá oportunidade de crescimento”, disse.

NOVO PROGRAMA EM VOTAÇÃO

Conforme o secretário Azeredo, o município tem uma tradição calçadista, mas hoje o foco é mais amplo. “As empresas calçadistas estão aumentando, mas também estamos incentivando as metalúrgicas, fábricas de móveis, confecções e comércio”, conta. De acordo com ele, um passo expressivo será dado com a aprovação do Programa de Desenvolvimento Econômico de Parobé, encaminhado à Câmara de Vereadores. Segundo o secretário, a atual Lei de Incentivo dá pouca segurança jurídica aos empreendedores.