Taquara inicia nos próximos meses a construção da Casa do Colono

Projeto da Casa do Colono de Taquara. Foto: Prefeitura de Taquara/Reprodução

por JAURI BELMONTE

Taquara –  Em breve, os colonos de Taquara terão um espaço para chamar de seu. Isso porque a prefeitura deve iniciar nos próximos meses a construção da Casa do Colono, que será erguida junto à Praça da Bandeira, no Centro. O projeto busca revitalizar o espaço público; o projeto de licitação já foi apresentado.

 

Já que a estrutura terá fornos, o local vai permitir que esses agricultores da cidade não só produzam os alimentos coloniais ali, como, também, possam vendê-los. A Casa do Colono terá propósito de se tornar um espaço de visitação, e vai permitir a comercialização de cucas, bolos, pães, bolachas, dentre outros produtos da agricultura familiar.

O investimento é de R$ 467.806,08, sendo que, deste valor, R$ 200 mil são oriundos de uma emenda parlamentar do deputado federal Heitor Schuch. O restante dos recursos são aportados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Comagro). “Estou feliz em afirmar que, em breve, teremos a Casa do Colono no coração da nossa cidade. Agradeço ao deputado federal Heitor Schuch, um grande parceiro da nossa administração, que se empenhou em destinar recursos para a construção deste local”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.

“Temos que reconhecer a importância do colono. Taquara cresceu baseada na agricultura”, disse João Carlos de Brito, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquara (STR). A agricultura familiar sempre fez parte da história de Taquara. Nos momentos áureos da economia local, a cidade teve como forte a criação de suínos e a produção de banha, além de uma indústria leiteira bastante ativa. A produção de feijão também ajuda a ilustrar momentos de exponencial econômica. Com a diversificação da produção agrícola no município, outros alimentos ganharam espaço, como arroz, goiaba e melancia em várias localidades do interior.

João Carlos de Brito, que já foi da Secretaria do Interior e Serviços Rurais, tem bastante contato com o interior e com a agricultura familiar da cidade de Taquara. Como presidente do STR, reconhece mais do que ninguém as demandas do agricultor e a importância de um espaço para produção e comercialização de seus produtos. “Já na campanha da prefeita Sirlei, nas conversas com o pessoal no interior e na cidade, trazíamos a necessidade da volta dos fornos que os colonos usavam para fazer cucas e pães, em eventos como a antiga Expocampo, por exemplo. Além disso, a Casa do Colono vai devolver isso aos produtores e à comunidade, e se tornar um espaço físico de produção e comercialização dos mais variados produtos”, explica.