Setor de piscinas é tema de reunião com o deputado estadual Joel Wilhelm

Foto: Lucas Kotzal

Região – O setor de piscinas tem força econômica na região do Vale do Paranhana. E até por isso, o deputado estadual Joel Wilhelm (PP) promoveu, nesta quarta-feira (5), uma reunião na Secretaria Estadual do Meio Ambiente sobre os processos dos fabricantes de piscinas na região. Ele pede mais autonomia para as prefeituras analisarem licenças ambientais.

 

E esse importante passo foi dado no sentido de conseguir agilidade para o setor de piscinas, que é forte em Taquara. Afinal, o Município conta com 34 empresas instaladas na cidade, e gera centenas de empregos. Atualmente, a Prefeitura de Taquara pode liberar empreendimentos com até 2 mil metros quadrados. O objetivo é aumentar esse limite para 10 mil metros.

 

Os empresários do setor querem agilidade e praticidade na liberação das licenças ambientes estaduais, que muitas vezes atrasam os projetos do setor. “Estamos trabalhando para mudar a resolução que limita a atuação da Prefeitura. O município é mais ágil, pois tem conhecimento pleno do meio ambiente local e consegue avaliar melhor os negócios instalados na cidade.”, destaca o deputado Joel.

 

No encontro da quarta-feira, o secretário-adjunto estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcelo Camardelli, apoiou a iniciativa e se comprometeu a trabalhar nesse sentido junto ao Conselho Estadual de Meio Ambiente. É importante ressaltar que a eventual alteração na resolução beneficiaria a todos os empreendedores e prefeituras do Rio Grande do Sul.

Também participaram da reunião: Luana Winter, chefe de gabinete da secretaria estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Lucieli Dapieve, responsável pelo licenciamento ambiental da Prefeitura de Taquara, Joana Conte, bióloga da Prefeitura, Rodrigo Petrit, diretor municipal da Fazenda, Evan Carlo Pioli, da Associação dos Contabilistas, e Diego Oliveira Salvador, empresário do setor.