Representantes de Rolante marcam presença no Encontro Nacional de Talian

Rolante – Anualmente acontece um encontro itinerário que objetiva discutir e trabalhar temas referentes a língua Talian. Este evento é conhecido como “Encontro Nacional dos Difusores do Talian” (Incontro Nassional dei Difusori del Talian) que este ano está em sua 26º edição e aconteceu na cidade de Sananduva/RS. Neste ano, junto ao evento, ocorreu o 1º encontro dos alunos da Cucagna Escola de Talian (Incontro dei aluni dela Cucagna Scola de Talian), que nasceu de um projeto cultural, o qual é desenvolvido pela Universidade Estadual do Paraná UNICENTRO e a ASSODITA, Associação dos Difusores do Talian para salvaguardar o idioma.

Você sabe o que é Talian?

Talian é uma língua, não um dialeto.

Nasceu da miscigenação dos diversos dialetos italianos em contato com outras línguas de imigração e principalmente com o português brasileiro, por apresentar fonética, morfologia, sintaxe e léxico específico. Atualmente esta língua é falada por aproximadamente meio milhão de pessoas no Brasil.

Com a publicação do Decreto 7.387 em 2010, o Talian foi reconhecido como Referência Cultural Brasileira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) pelo Ministério da Cultura (MinC) passando a fazer parte do Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL). E em 2014, o Talian se tornou patrimônio cultural brasileiro, tanto é que alguns municípios brasileiros cooficializaram a língua em suas cidades oportunizando o ensino em grupos e escolas contribuindo com a perpetuação do idioma.

Rolante foi representado no evento por moradores da comunidade de Boa Esperança que por meio do projeto histórico-cultural Colonização & Evolução, que desde 2017 vem desenvolvendo ações que visam a manutenção, resgate e a disseminação da língua Talian.

Na sexta-feira, 11/11 os participantes foram recepcionados com um “filó” no Centro Comunitário da Paróquia São João Batista. No sábado o evento teve sua abertura oficial com o Hino Nacional Brasileiro interpretado pela primeira vez na língua Talian introduzindo as demais atividades, como: pronunciamento das autoridades, palestras, apresentações culturais, premiação “Mérito Talian” aos destaques culturais. O encerramento do encontro ocorreu no domingo pela manhã com a celebração da “Messa Taliana”, presidida pelo Frei Arlindo Batistel.
Foram dias intensos, de vivencias ímpares, com grandes personalidades que se dedicam, valorizam e incentivam os movimentos culturais, como: Nedi Terezinha Locatelli, Juvenal Jorge Dal Castel, Prof. Dr. Tadinei Daniel Jacumasso, Profª. Drª. Loremi Loregian-Penkal, Nelson Pavoni, Pe. Arlindo Battistel, Julio Posenato, João Wianey Tonus, possibilitando realizar troca de informações e experiências entre detentores, projetos e municípios de diversos estados brasileiros em prol do Talian.

Por Josiane Sbardelotto e Lisiane Prezzi –  Comunidade de Boa Esperança