Procon e Departamento de Indústria e Comércio de Rolante promovem palestra sobre “Direitos do Consumidor para Vendas”

Foto: Divulgação

Rolante – O Procon de Rolante e o Departamento de Indústria e Comércio promoveram a palestra sobre “Direitos do Consumidor para Vendas”, na terça-feira, 14, no Salão de Atos da Escola Sagrada Família, com o advogado e ex-Diretor Executivo do PROCON RS, Lucas Fuhr.

Durante a palestra, Fuhr falou sobre a relação de consumo entre comerciantes e consumidores com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC), apontando diversos exemplos de como melhor conduzir a comunicação entre as partes e resolver os conflitos. “Respeitar o Código de Defesa do Consumidor será sempre vantajoso e pode ser feito de duas maneiras: tratar o problema quando ele bate à porta ou prevenindo conflitos a partir de mudanças de mentalidade,” explica Fuhr.

O coordenador da Agência FGTAS/SINE e diretor do PROCON Municipal, Adão Kolowski, evidenciou que o evento teve êxito em estreitar relações entre o órgão e o comércio local, destacando o que diz no CDC em relação a um dos objetivos dos PROCON’s: “educação e informação de fornecedores e consumidores quanto aos seus direitos e deveres, com vistas à melhoria do mercado de consumo”.

Falando sobre esta aproximação, o Diretor da Indústria e Comércio, Gustavo Rosa, declarou que a palestra foi a primeira de várias que devem ser desenvolvidas através da parceria entre Procon e o Departamento, com o intuito de auxiliar a desenvolver e melhorar as boas práticas voltadas para o comércio de bens e serviços.

A coordenadora de Gestão Estratégica do PROCON RS, Bárbara Ramos, parabenizou os fornecedores que participaram da palestra, interessados em aprender boas práticas nas relações de consumo, bem como ao PROCON de Rolante e entidades lojistas pela oportunidade de dialogar e levar conhecimentos aos empreendedores.

Por parte do comércio, o gerente das Lojas Becker, Gilberto Albuquerque Corrêa, parabenizou a iniciativa. “Importante esta iniciativa da direção do FGTAS/SINE, PROCON e Departamento de Indústria e Comércio, trazendo informação e conhecimento para nós do varejo. Este elo tem que ser mantido para que possamos ter mais força e entendimento para poder dar um melhor suporte aos nossos clientes”, fala Corrêa.

O evento contou com a participação de Sandra Munhoz, representando a CDL, Edson Reichert, representando a Acisa, e vários lojistas e prestadores de serviço da cidade.