Prefeitura faz estudo para desassorear Rio Rolante e diminuir impacto das cheias

Rio Rolante deve passar por desassoreamento nos próximos meses Foto: Diego Gossler/ Departamento Municipal de Meio Ambiente

por JAURI BELMONTE

Rolante – Toda alternativa é bem-vinda. Assim Rolante trabalha para diminuir os impactos das enchentes na área central da cidade, bem como em acessos ao interior. De acordo com o prefeito Pedro Rippel, a prefeitura já está com uma licitação para iniciar nos próximos meses um trabalho de desassoreamento de rios e melhorar o fluxo da água.

 

“Realmente vamos fazer um trabalho de desassoreamento. Fizemos um mapa do Rio Rolante e também do Rio Areia e outros afluentes, onde há gargalos de excesso de material, como madeira , cascalhos e areia. Isso vem acumulando e atrapalhando o fluxo da água”, explica Rippel. “Já temos licença ambiental para limpar o leito e afundá-lo. Para podermos, então, fazer com que a água não ocasione enchentes no centro da cidade”, pontua.
Rippel, cita, ainda, municípios vizinhos que por serem cortados por rios na área central, também executaram a ação de desassoreamento.

“Igrejinha, por exemplo, tem feito isso e deu um resultado muito positivo, amenizando a situação. A área central lá não sofre mais tanto como há um tempo atrás”. Em 2022, as cidades de Taquara e Parobé também fizeram o desassoreamento do Paranhana próximo ao limite entre os dois municípios, que em tempos de chuvas excessivas resulta em enchentes.

 

Serviço nos rios e nova estrada

Nos dias 15 e 16 de junho, a cidade de Rolante sofreu com os efeitos do ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul. A cidade do Vale do Paranhana foi uma das mais atingidas pelo excesso de chuvas e registrou cheias no Rio Rolante, assim como em outras bacias hidrográficas da cidade, como córregos e arroios. Além da ação pontual de desassoreamento de rios, na última edição nós trouxemos que a Prefeitura de Rolante busca recursos para a abertura de uma nova estrada que visa amenizar problemas.

“Claro, com o volume de água que tivemos no ciclone do mês passado, dificilmente faremos com que rios e arroios não venham a transbordar. Mas sabemos que precisamos fazer algo pela nossa cidade. A estimativa é que os serviços de desassoreamento do Rio Rolante iniciem no mês de setembro. “Precisamos também que o rio dê uma reduzida no seu volume. Vamos limpar os pontos críticos”, aponta o prefeito.

 

‘Um belo investimento’

Ainda de acordo com o prefeito de Rolante, no momento essa alternativa vem sendo trabalhada junto com a abertura de uma nova alternativa de rodovia. “Claro, não é um trabalho muito grande, mas será dentro das condições que temos. Sem sombra de dúvidas será um belo investimento, que vai beneficiar muitas famílias da cidade de Rolante. Sempre buscamos fazer algo”, explica.