O que dizem alguns dos deputados estaduais empossados nesta semana na ALRS

Porto Alegre-  A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou na tarde de terça-feira (31), a sessão solene de posse dos 55 deputados eleitos em outubro de 2022 e a instalação da 56ª Legislatura (2023-2026).A sessão iniciou por volta das 14h30, no Plenário 20 de Setembro.
Durante a solenidade, os deputados prestaram o compromisso regimental: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição do Estado e desempenhar com toda a lealdade e dedicação o mandato que me foi confiado pelo povo rio-grandense”. Cada deputado, em pé, ratificou nominalmente a declaração dizendo “assim o prometo”.

Parlamentares reeleitos são maioria
Dos 55 deputados empossados 31 são reeleitos, as demais 24 vagas são ocupadas por novos nomes ou por ex-deputados que retornam à ALRS, o que representa uma renovação de 43,63%, percentual inferior ao registrado nas eleições de 2018, quando a renovação superou os 50%. O número de representações partidárias se mantém em 15.
Representando a região de abrangência do Grupo Repercussão, destaca-se o deputado Joel Wilhelm, ex-prefeito de Igrejinha que assume o primeiro mandato da ALRS.
O deputado Issur Koch, de Novo Hamburgo, volta à Assembleia assumindo a vaga de suplência de Ernani Polo, nomeado para a Secretaria do Desenvolvimento Econômico. “Neste novo mandato, pretendo dar sequência ao trabalho atuando ainda mais pela educação inclusiva e a educação profissionalizante”, declara Issur.

Alguns dos deputados empossados no dia  31 conversaram com a nossa equipe:

Joel Wilhelm – Progressistas

“Nosso agradecimento para todo o Vale do Paranhana e para todo Vale do Sinos, vocês podem ter certeza que sabemos da responsabilidade e vamos sempre tentar construir pontes, onde a gente possa avançar. Sabemos que a vida é um eterno aprendizado e o período que a gente esteve à frente da gestão no município de Igrejinha e da presidência da Ampara, também faz com que a gente possa contribuir nesse processo aqui do
Legislativo do estado do Rio Grande do Sul.”

Gustavo Victorino – Republicanos

“Essa região me deu 10 mil votos, num cenário de 112.920. Só tenho a agradecer ao Vale do Sinos e a todos os municípios que compõem a região, fico extremamente feliz, é uma responsabilidade enorme. As pessoas não querem mais ficar assistindo bate-boca e briga em plenário, as pessoas querem propostas, projetos. Quero ser um deputado proativo, eu tenho projetos, tenho ideias, quero trazê-los ao plenário e torcer para que
os meus pares possam aprová-las e, quem sabe, fazer o melhor para o povo do Rio Grande do Sul.”

Luciano Silveira – MDB

“Poder estar aqui como um dos deputados eleitos representando a comunidade do Rio Grande do Sul pra mim é muito importante. Tenho um compromisso muito grande com a nossa região do Vale do Paranhana, eu que já morei em Taquara, assinei minha carteira em fábrica de calçado, conheço a realidade do dia a dia e que tive apoios importantes na região, Parobé, Nova Hartz, Taquara e Igrejinha, que fizeram com que eu pudesse estar
aqui hoje como deputado, então só tenho a agradecer a todos.”

Gaúcho da Geral – PSD

“A reeleição não é fácil, ainda mais que a gente vem de um mandato anterior onde atravessamos uma reforma estrutural do estado, a gente passou por uma pandemia, tendo que desviar o foco de alguns projetos para a saúde. A gente conseguiu enfrentar tudo isso, pegamos uma bagagem e agora estamos no novo mandato para representar também o Vale do Paranhana e o Vale do Sinos, que é uma região que
a gente está sempre presente, temos muitos contatos e nos colocamos à disposição sempre.”

 

Rodrigo Lorenzoni – PL

“É um dia importante, que marca o início de uma legislatura nova. Eu chego como o terceiro deputado mais votado com muita gratidão aos 85.692 gaúchos que me trouxeram até aqui e com compromisso de honrar a confiança de todos e trabalhar pelo desenvolvimento do Rio Grande do Sul e pela defesa da liberdade que é a minha grande bandeira.”