Mais de 200 mil passageiros no programa Tarifa Zero de Parobé

 Parobé – Prestes a completar nove meses de funcionamento, o programa Tarifa Zero, da Prefeitura de Parobé, ultrapassa a marca dos 200 mil passageiros.

A iniciativa, oferece transporte público gratuito interbairros, com linhas que começam a circular às 6h15 até as 18h30. Os ônibus disponibilizados pelo programa estão equipados com ar-condicionado e acessibilidade para cadeirantes. Os veículos têm, em média, 10 anos de uso.
A Administração Municipal começou o planejamento da ação buscando inspirações em projetos de transporte público gratuito bem sucedidos ao redor do mundo, como em Luxemburgo, país do oeste europeu, e também na cidade de Vargem Grande Paulista que tem características e dimensões semelhantes à Parobé.
Atualmente, este intercâmbio de informações tem tomado a direção contrária, já que o Tarifa Zero se torna uma referência no transporte público gratuito para outras cidades. “Já recebemos visitas de equipes de Sapiranga, Portão, São Sebastião do Caí e até Gramado. Então, é um orgulho Parobé estar servindo de case, e queremos que mais cidades possam oferecer um serviço desse tipo, é para o bem de toda a população”, comenta o prefeito Diego Picucha.
O Tarifa Zero começou a vigorar no mês de março de 2022. Os horários dos ônibus gratuitos estão disponíveis no site da Prefeitura.

Medida vai além do transporte
Para Diego Picucha, um dos aspectos mais importantes é que o programa não gerou contrapartidas ou novos tributos para a população. “Não tivemos nova taxa, ou contribuição, o recurso é do Caixa Único do Município, é do imposto que a comunidade já paga. Nós reorganizamos esse recurso e colocamos em prática o projeto”.
O Tarifa Zero é um ganho para a mobilidade urbana, já que o fluxo de trânsito acaba diminuindo e também afeta a economia, como lembra Picucha. “É uma medida que, de fato, gera renda, bota comida no prato das pessoas. Por exemplo, um casal, os dois gastando R$20,00 por dia, ida e volta para o trabalho, isso no mês dá um valor. Além disso, o pessoal tem mais para gastar no comércio local, o que aumenta a arrecadação, girando a economia”, destaca o prefeito, completando: “está dentro daquilo que a gente sempre prometeu lá atrás, que é devolver a dignidade e respeito para a nossa comunidade e esse é um dos projetos que na prática faz isso dando um transporte público digno para o povo de Parobé”.

Conquista de premiação
O programa Tarifa Zero foi um dos vencedores do 4º Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal, concedido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
Na premiação, no final de novembro, o projeto de Parobé foi destaque na categoria Mobilidade Urbana. O evento busca reconhecer, disseminar e estimular a realização de práticas bem-sucedidas e replicáveis, desenvolvidas pelas administrações municipais, que contribuam para a implementação de políticas públicas locais. Neste ano, foram destaque 564 trabalhos, desenvolvidos em 220 municípios.