Deputados federais aprovam Fundo Eleitoral de R$ 4,9 bilhões para 2022

País – Após ajustes no texto, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso aprovou nesta terça-feira, 21, o Orçamento de 2022, com previsão de salário-mínimo de 1.211,98 reais e de reajuste para policiais. O fundo eleitoral para as eleições de 2022 ficou em 4,93 bilhões de reais. A proposta deve ser avaliada por deputados e senadores no plenário ainda na terça-feira.

 

O parecer do relator, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), reserva 1,74 bilhão de reais para reajuste salarial das carreiras da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, do Departamento Penitenciário Nacional e do Ministério da Justiça em 2022, uma demanda do Executivo.

 

O governo federal, no entanto, pedia mais dinheiro para reajustes, 2,86 bilhões de reais, dos quais 2 bilhões de reais seriam para as carreiras de segurança e o restante para outras duas categorias. O texto preliminar apresentado na segunda-feira, 20, não previa aumentos salariais, mas Leal garantiu a alteração após conversa com o presidente Jair Bolsonaro.

A mudança gerou críticas de parlamentares, como do deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS). “Não posso concordar com aumentos que estão agora sendo concedidos a policiais federais que têm como salário inicial 12.000, 23.000 reais, a depender do concurso prestado”, afirmou.

A FAVOR DO FUNDO
Alceu Moreira (MDB)
Bohn Gass (PT)
Giovani Cherini (PL)
Giovani Feltes (MDB)
Heitor Schuch (PSB)
Nereu Crispim (PSL)

CONTRA O FUNDO
Bibo Nunes (PSL)
Carlos Gomes (Republicanos)
Liziane Bayer (PSB)
Lucas Redecker (PSDB)
Marcel van Hattem (Novo)
Maurício Dziedricki (PTB)
Pompeoo de Mattos (PDT)