Confira como será o Passeio Ciclístico de aniversário de Taquara

Passeio Ciclístico vai iniciar em frente à Prefeitura de Taquara, na Rua Tristão Monteiro. Foto: Jauri Belmonte

Por Jauri Belmonte

Taquara –  A localização da cidade de Taquara é convidativa à prática esportiva. Especialmente àquelas que podem ser feitas em grupos e ao ar livre, que é o caso do ciclismo. Não é difícil encontrar na cidade e arredores – nas zonas urbanas e rural, ciclistas aproveitando dias de sol para andar de bicicleta.

E justamente com intuito de valorizar e incentivar quem gosta do esporte sobre duas rodas, no dia 17 de abril, que é quando Taquara completa 137 anos, ocorre o tradicional Passeio Ciclístico em comemoração ao aniversário da cidade-mãe do Paranhana. A organização do evento é da Prefeitura de Taquara, por meio da Diretoria de Esportes.

A participação é livre, ou seja, sem a necessidade de se inscrever e aberto a todas as idades. São esperadas mais de 1,5 mil pessoas na atividade.

Além dos adeptos do ciclismo e da comunidade taquarense, será dia letivo em Taquara, o que deve contribuir para a presença de centenas de crianças das escolas infantis do município. Em 2023, o evento fará parte da programação do 2º Taquara Campo, festividade que ocorre entre os dias 14 e 17 deste mês, integrando as duas atividades.

Como será o trajeto

O passeio ciclístico terá concentração inicial, a partir das 8h, na Praça Marechal Deodoro, em frente ao Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel; a saída está programada para as 9h. O percurso seguirá pela Rua Tristão Monteiro, que concentra casarões antigos e prédios históricos que ajudam a contar a história e o desenvolvimento de Taquara, até a RS-115. Na rodovia estadual, os ciclistas percorrerão até a sede campestre do CTG O Fogão Gaúcho, onde estará acontecendo o Taquara Campo e será feito o encerramento do passeio. Neste ano, haverá sorteio de brindes aos participantes e a distribuição de garrafas.

Rua Tristão Monteiro concentra boa parte do trajeto de quase 2,5km. Foto: Jauri Belmonte


Para prestigiar

O trajeto que será percorrido na atividade ciclística é de quase 2,5 quilômetros, sendo ele totalmente asfaltado. “Ciclistas de todas as idades poderão participar deste nosso grande evento. Além da atividade física, eles estarão curtindo a bela paisagem da nossa cidade, em uma atividade de integração entre taquarenses de todos os bairros. A comunidade está convidada a prestigiar”, diz a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira.

Comemoração completa

“Neste ano, unimos o tradicional Passeio Ciclístico ao Taquara Campo, para que os nossos ciclistas também possam prestigiar a festa do Município. O passeio ciclístico sempre é um evento muito legal. Envolve crianças, escolas e a participação da comunidade como um todo. Então, a expectativa é de sempre ser um evento atraente, barulhento e colorido. Espero que possamos colorir a Rua Tristão Monteiro e celebrar o aniversário da nossa cidade”, diz o diretor de Esportes, Joel Dutra.