Após transtornos com a chuva, Estrada da Serra Grande é liberada

POR JAURI BELMONTE

IGREJINHA  – Utilizada como mais uma rota para fomentar o turismo na região e facilitar a ligação entre o Vale do Paranhana e a Serra Gaúcha, a Estrada Edgar Willy Wolff, ou Estrada Geral da Serra Grande, no trecho de Igrejinha, também sofreu com a chuva excessiva dos últimos dias. Na sexta-feira (16), quando os problemas causados pelo ciclone extratropical foram sentidos com mais intensidade na região, um trecho de 35 metros da pista precisou ser sinalizado e interditado por desníveis.

 

As irregularidades eram semelhantes a rachaduras e ondulações. Com a melhora do tempo, nesta terça-feira (20), a pista da estrada que conecta o município igrejinhense a Três Coroas e Gramado, foi liberada. A ação de interditar a via foi uma forma de prevenir acidentes, segundo o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jeferson Corá. “Bloqueamos a passagem de veículos e, assim, fizemos o desvio no local, tendo em vista a movimentação de solo que tivemos ali por conta das chuvas. Não é nada muito grave, mas por motivos de segurança fechamos justamente para que evitássemos problemas e não tivéssemos acidentes”.

MELHORIAS FEITAS EM ETAPAS

Desde a última terça-feira (20), a Secretaria de Obras de Igrejinha já trabalha no local, fazendo a recomposição asfáltica e, assim, liberando a via. Ainda com relação à Estrada Edgar Willy Wolff, essa recuperação estrutural será feita por etapas, de acordo com Jeferson Corá. “No momento, o objetivo é deixar a estrada em condições de trafegabilidade. Não vamos fazer o novo pavimento ainda. Precisamos deixar a estrada em condição para que não cause nenhum dano e nenhum prejuízo a ninguém que passe pela região. É um trecho muito movimentado, especialmente em finais de semana, por conta das pousadas e da ligação com Três Coroas e Gramado, por conta do Morro da Asa”, explica o secretário. A recomposição asfáltica é realizada para corrigir desníveis no asfalto, buracos e desgastes causados pela ação do tempo. A reconstituição do pavimento é importante para a garantia de um trânsito seguro.

“Faremos uma recomposição de material emergencialmente para liberação do tráfego. A análise da Defesa Civil e equipe de Engenharia Civil é de que a área não corre risco de desabamento”, disse o Prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle.

“NÃO FOI AFETADO”

Sobre a pavimentação da Estrada da Serra Grande, no trecho até o limite com Três Coroas, as obras foram retomadas na terça-feira (20). “Esse trecho não foi afetado e tudo está sendo feito normalmente, como vinha sendo executado desde janeiro”, explicou Corá à reportagem do Grupo Repercussão. Serão mais de R$ 15 milhões investidos na pavimentação de 7,5 quilômetros.