Plano museológico para o Museu Histórico de Taquara é discutido em reunião

Encontro foi realizado na sede da Diretoria de Cultura Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

Foi realizada nesta quarta-feira (10), na Diretoria de Cultura de Taquara, uma reunião com o objetivo de discutir o plano museológico que está sendo feito para o Museu Histórico Municipal Adelmo Trott. Através do plano, serão definidas as ações futuras para a realização dos trabalhos do museu, que, em breve, será instalado na Casa Vidal, quando for concluída a terceira etapa de seu processo de restauração, através do Edital de Museus, financiado pelo Governo do Estado.
“Foi um evento muito importante, para apresentar ao público sobre a importância do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, como forma de preservar as memórias de nosso Município, repassando para as gerações futuras”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.
O encontro foi conduzido pela empresa Movimento Curadoria e Projetos Culturais, que realiza o trabalho de museologia dentro do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott. Em sua fala, a museóloga e gestora da Movimento, Daniela Schmitt, destacou que o plano museológico norteará as ações futuras que serão realizadas pelo museu. “Estas ações que serão colocadas no plano se tornarão uma lei, que vai determinar as diretrizes museológicas. É como um Plano Diretor que rege as normas dos Municípios, só que voltado exclusivamente para os museus. Este projeto é fundamental para valorizar a história de Taquara”, aborda.
Incentivos para a participação da comunidade
Durante a reunião, foram detalhadas as ações realizadas pelo Museu Histórico Municipal Adelmo Trott nos últimos anos, com o espaço aberto para que o público refletisse sobre aspectos positivos, ou que podem ser melhorados no local. “Nós queremos que o plano museológico seja construído junto com a comunidade, para que se sinta pertencente à história de Taquara. Queremos ressaltar as diferentes origens existentes em nosso Município, e sobre como se construiu esta cidade ao longo de seus 137 anos, através dos objetos que estão no museu, sobre o que pode ser guardado e por que guardar. Confiamos que a população abrace este projeto”, ressalta o chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues.
Como próximos passos do plano museológico, no dia 5 de julho, será feito um novo encontro, com base nas sugestões trazidas pelo público presente na reunião desta quarta-feira. No encontro futuro, serão apresentados os programas que poderão ser implementados quando o Museu Histórico Municipal Adelmo Trott se transferir para a Casa Vidal. Passado este encontro, será elaborado um Projeto de Lei com a apresentação do plano museológico. Após sua aprovação pela Câmara de Vereadores, o plano será sancionado pela prefeita Sirlei Silveira. “Com a devida regulamentação, o plano museológico se tornará uma política pública permanente, de valorizar e preservar a história de Taquara”, completa Maicon.