Faltam poucos dias para a próxima edição da Feira Literária de Taquara. De 18 a 22 de outubro, será realizado o evento cultural promovido pela Prefeitura de Taquara, em parceria com o Sesc-Taquara. Em cinco dias, a Rua Coberta do Município será o ponto de encontro para a comunidade respirar arte e cultura, com apresentações musicais, teatros, contação de histórias, entre outras atrações. E para fechar a programação, no dia 22, às 18h30, será realizado o espetáculo “Alegre e Forte”, da Orquestra Eintracht, iniciativa que integra o projeto “Música nas Comunidades”.
O espetáculo
“Alegre e Forte” é uma apresentação que integra o projeto “Música nas Comunidades”, da Orquestra Eintracht. O espetáculo conta com mais de 50 parceiros, entre músicos, atores e dançarinos. O repertório é composto por 17 músicas, de artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tim Maia, Marisa Monte, Emicida, Jorge Ben Jor, Chico César, entre outros grandes nomes da música brasileira.
O evento terá a participação de projetos como a banda 50 Tons de Pretas, que já receberam diversos prêmios nacionais por conta de seu repertório que exalta a igualdade racial. Outro projeto presente é o grupo “Além dos Muros”, que já realizou projetos musicais de rap, hip hop, além de dança e grafite. E também participa o grupo Tridecanto, que já tem um repertório de mais de 15 composições autorais.
A orquestra tem a regência de Ademir Schmidt; direção de Fernando Ochôa; coordenação e produção de Hebe Cardoso; e como cantores, os intérpretes Dejeane Arrué e Graziela Pires (50 Tons de Pretas), Gabriel Danette, Roberta Chaves e Wesley Albernaz (Tridecanto), e Diego Ignácio e Wesley Sales (Além dos Muros). O projeto tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. O apoio é da Prefeitura de Taquara e Sesc-Taquara. E os patrocinadores são Ticket Log/Edenred, Atual Pneus, Calçados Beira Rio, Tecnocal, Wirth e Caeté Embalagens.
Importância do projeto
Quanto a participação da Orquestra Eintracht, o diretor de Cultura, Rafael Tourinho, ressalta que está entusiasmado com o retorno do conjunto para Taquara, e lembra que o projeto “Música nas Comunidades”, valoriza o cancioneiro popular brasileiro sem preconceitos. “O público com certeza vai se surpreender com a potência do repertório. A Feira Literária abre espaço para diversas manifestações culturais. Além deste espetáculo, também teremos muitas outras atrações, como contação de histórias, teatro e música. E o melhor: tudo de graça para a população”.
Programação da Feira Literária de Taquara
Dia 18/10 (quarta-feira)
Manhã
– Bate-papo com a escritora Eleonora Medeiros;
-Espetáculo teatral Bandele.
Tarde
– Bate-papo com a escritora Eleonora Medeiros;
– Espetáculo teatral Bandele.
Noite
– Bate-papo com escritores locais;
– Pocket show com Grecco Buratto.
Dia 19/10 (quinta-feira)
Manhã
– Contação de história com Gio & Doug.
Tarde
– Contação de história com Gio & Doug.
Noite
– Abertura oficial da Feira Literária;
– Apresentação musical com Os Danadões.
Dia 20/10 (sexta-feira)
Manhã
– Atividade lítero-musical com RAPajador;
– Teatro de Sombras Mu e Malu: dando asas à imaginação, no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar.
Tarde
– Lançamento da exposição do projeto Memórias em Tela e Tinta, do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott;
– Atividade lítero-musical com RAPajador;
– Teatro de Sombras Mu e Malu: dando asas à imaginação, no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar.
Noite
– Atividade lítero-musical com RAPajador;
Dia 21/10 (sábado)
Manhã
– Palco aberto.
Tarde
– Espetáculo teatral Maria Flor e o Livro da Imaginação;
– Apresentação musical com Batuca na Bituca.
Dia 22 /10 (domingo)
Tarde
– Atividades de recreação e pintura de rosto.
Noite
– Espetáculo musical Alegre e Forte, com Orquestra Eintracht e convidados.
Atividade extra na segunda-feira, 23/10
– Encontro com moradores do Quilombo do Paredão Baixo em que terá a participação de estudantes da disciplina de Produção Cultural, do Curso de Relações Públicas da Faccat.