Encontro internacional de danças é realizado em Igrejinha

Foto: Divulgação/PMI

Igrejinha – No domingo (03), Igrejinha sediou um encontro internacional de Danças folclóricas (Internationale Tanztreffen ou Raduno internazionali di Danza) com outras  dezesseis cidades de seis estados brasileiros (RS, SC, PR, MG, ES, RJ e SP), mais duas cidades do Vêneto italiano (Montebelluna e Possagno) e Munique na Alemanha.

O encontro consagrou-se como um grande “baile semi-presencial” porque todos os participantes dançaram as mesmas músicas simultaneamente. A transmissão por canais digitais ocorreu diretamente da Praça Dona Luísa, juntando mais de 600 pessoas nos dois continentes, obedecendo todos os protocolos sanitários vigentes em cada local, ou seja, a segurança se manteve mesmo com os procedimentos diferentes entre si.

O evento teve entre seus objetivos: Estimular a retomada das atividades presenciais dos grupos de dança em todo o Brasil; Construir novos formatos de eventos num cenário pós Covid; Difundir danças de origem europeia que influenciaram outros movimentos culturais do mundo, como o tradicionalismo gaúcho, por exemplo; Integrar os grupos e comemorar o dia 03 de outubro, que marca a reunificação alemã que, com a queda do muro de Berlim, simbolizou a união e integração entre povos.

A abertura oficial ocorreu às 11 horas (horário local) com o soar do sino batido pela Mädchen (menina) da Oktoberfest de Igrejinha Bianca de Oliveira, de 12 anos, componente de um grupo local, simbolizando, através de sua juventude, o futuro do movimento cultural. O sino fica sobre o obelisco que marca a irmanação de Igrejinha com Simmern, na Alemanha, representando assim a conexão dos continentes participantes e a adesão das seguintes cidades brasileiras: Blumenau-SC, Brasília-DF, Curitiba-PR (dois pontos), Domingos Martins-ES, Frederico Westphalen-RS, Igrejinha-RS, Juiz de Fora-MG, Não Me Toque-RS, Nova Santa Rosa-PR, Petrópolis-RJ, Santa Maria-RS, São Bento do Sul-SC, São Paulo-SP, Teutônia-RS, Timbó-SC e Venda Nova do Imigrante-ES.

A Secretaria de Turismo e Cultura de Igrejinha centralizou a execução tendo como parceiros os grupos de danças Kirchleinburg e Wiedergeburt. A apresentação do evento ficou por conta de Juliano Müller, Luciana Petry e a divertida Herta Klein, personagem do ator Carlos Alberto Klein.

Mesmo com algumas dificuldades tecnológicas e logísticas devido a abrangência, o balanço dos organizadores aponta o evento como um sucesso. Segundo Juliano Müller: “As restrições a aglomeração não diminuem o fato histórico realizado aqui: o monumento na praça de Igrejinha serviu de ‘antena difusora’ para o primeiro baile semi-presencial intercontinental de que se tem notícia, deixando como aprendizado o uso novas tecnologias para manter vivas antigas tradições de música e dança, que são capazes de transpor barreiras linguísticas e geográficas”

Assista o evento completo nas plataformas facebook (https://www.facebook.com/BoletimDerHut) e YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Ik72Hd5gGx8&t=48s).