Por Gabriela Loro Marmitt/Prefeitura de Igrejinha
Aconteceu na tarde do sábado (11), mais uma edição do Encontro Internacional de Danças (Internationales Tanztreffen / Raduno Internazionale di Danza). O momento envolveu diversos grupos de danças folclóricas, sendo eles de 9 cidades, 3 estados brasileiros, 3 países e 2 diferentes continentes. Foi um baile intercontinental, destacando a integração cultural ítalo-germânica, partindo de uma central de transmissão instalada em Igrejinha.
As chamadas cidades pólo, acolheram os grupos dos arredores para facilitar a transmissão. Assim, a cidade de Munique, na Alemanha, concentrou os dançarinos das cidades vizinhas, tanto quanto Juiz de Fora, Colinas, Teutônia e Igrejinha. De forma simultânea, as mesmas músicas eram dançadas por todos os participantes da transmissão, que teve mais de cinco horas de duração.
O Secretário de Turismo e Cultura de Igrejinha, Juliano Müller, destaca: “Pela terceira vez, Igrejinha se coloca como protagonista neste baile intercontinental virtual, em que pessoas, separadas por milhares de quilômetros, dançam simultaneamente a mesma música, ligadas entre si por semelhante ancestralidade e unidas em nome da Cultura!”, afirma o secretário.
Participaram da transmissão grupos do Brasil, República Tcheca e Alemanha, com mostra de vídeos, danças juvenis, danças típicas internacionais, apresentações em grupos e música ao vivo.
Os moradores da cidade de NOVÝ JIČÍN, na República Tcheca, mostraram-se muito felizes com o fato de que os grupos de outras cidades (principalmente do Brasil) dançarem uma música típica da região deles. Música esta que foi divulgada previamente ao evento, explicada através de um vídeo e dançada simultaneamente nas nove cidades.
As apresentações ocorreram no espaço do BierPlatz, no Parque de Eventos Almiro Grings, de onde também foi realizada e conduzida toda a transmissão do encontro.
O evento é organizado anualmente pela Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil – FECCAB. A gravação completa do evento segue disponível para visualização na página de Facebook do Turismo de Igrejinha.