Colecionadores de todo o estado vão estar em Igrejinha no fim de semana

Evento acontece no ginásio do Parque de Eventos Almiro Grings. Foto: Lilian Moraes

Igrejinha – O ginásio do Parque de Eventos Almiro Grings vai ser o palco de encontro dos apaixonados pelo colecionismo neste fim de semana. O 8º Colecionarte acontece entre os dias 19 e 21 de maio e reúne itens que vão desde selos até carros históricos. A expectativa dos organizadores é de que mais de 70 expositores participem.

“Cada colecionador costuma trazer duas, três ou mais coleções, por isso, vamos ter uma diversidade muito grande de itens”, explica o presidente da Associação de Amigos da Cultura, História e Colecionismo (ASACHIC), Luiz Zimmer. Os visitantes vão encontrar clássicos como moedas e cédulas antigas; revistas e quadrinhos; garrafas e latas de cerveja; carrinhos; bonecos e muito mais.

O evento é realizado pela ASACHIC com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura.

Novidades
O secretário de Turismo e Cultura, Juliano Müller, pontua que novidades são acrescentadas a cada ano. “Além de mantermos as exposições clássicas, nesta edição teremos a participação de um grupo de desbravadores, com a exposição dos artefatos que eles utilizam. Conseguimos também uma parceria com o Observatório Espacial Heller & Jung, de Taquara, que trará pequenos asteróides”, destaca.

A programação do Colecionarte também envolve as escolas do município. Na sexta-feira (19), estudantes vão ganhar transporte para participar das exposições. “Os alunos acabam sendo grandes divulgadores do evento, porque chegam para a família e falam que viram lá algo que os pais ou avós tinham na infância”, completa Müller.

Mesma coleção, outras histórias
Uma das combinações entre os organizadores e expositores é que a cada ano sejam trazidas novidades dentro dos mesmos itens colecionados. “Temos um colecionador parceiro que tem caixas de fósforo. É um dos maiores colecionadores da América do Sul. A cada ano ele traz suas caixinhas, mas sempre muda o tema. Já tivemos Copa do Mundo, esportes, cidades do mundo, e nesta edição teremos o empoderamento feminino, com caixinhas que tenham retratado isso ao longo do tempo. O item pode ser o mesmo, mas são temáticas diferentes trabalhadas”, explica Müller.