Alunos da APAE de Três Coroas encantam em releituras de clipes

Alunos na gravação do clipe "Pistoleira", da banda Corpo e Alma Foto: Divulgação/APAE

Por Kainã Bohn

Três Coroas – Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Três Coroas estão ganhando destaque nas redes sociais, como protagonistas de clipes que estão sendo produzidos com músicas brasileiras populares nas rádios locais. Sucessos das principais bandas de baile do estado são as preferidas dos alunos, que se empenham nas coreografias de cada trabalho gravado.

A iniciativa, chamada Projeto Clipe Inclusivo, foi ideia dos professores Marcelo Port Dias, do grupo de convivência, e Júnior Tavares Borba, responsável pela escolarização. Todos os alunos da instituição participam ativamente do projeto.

Até o momento, foram produzidos clipes com músicas como “Galera de Cowboy” (Ana Castella), “Guardanapo” (Rainha Musical), “Nada Mudou” (Os Federais), “Perigosa e Linda” e “Pistoleira” (ambas de Corpo e Alma).
Segundo os professores, as bandas Rainha Musical e Corpo e Alma compartilharam os clipes, o que proporcionou uma maior visibilidade ao projeto.

Destacam-se dois clipes com músicas da banda Corpo e Alma, que receberam uma grande quantidade de acessos. O clipe de “Pistoleira” conta com 5,5 mil curtidas, quase 580 comentários e mais de 1,2 mil compartilhamentos, enquanto o vídeo de “Perigosa e Linda” já acumula 1,2 mil curtidas, 320 comentários e 1,1 mil compartilhamentos.

Em entrevista ao Grupo Repercussão os professores comentaram que todos os clipes foram produzidos, gravados e editados internamente, sem nenhum custo.

Projeto “Eu nas Redes”

Os clipes gravados fazem parte, também, do projeto “Eu nas Redes”, criado pelo professor Marcelo. Nele, os alunos também apresentam um jornal chamado “APAE News”, para a divulgação dos eventos que são promovidos pela escola.

Além de ser um atrativo para os alunos, outro objetivo dos vídeos é a luta contra o preconceito que ainda perpetua no século XXI.

Inovação no conteúdo trabalhado dentro da APAE

A APAE aqui tem mais de 50 anos e, querendo ou não, nós vivemos em uma sociedade muito preconceituosa. Essa forma de trazermos os alunos para o cenário de gravações foi a quebra de um tabu também para nós, inovando as atividades desempenhadas aqui na escola.

Marcelo Port Dias, professor da APAE.

É uma experiência nova e boa para todos nós que frequentamos a APAE, os professores também nos ajudam muito. Eu como fã das bandas pra mim foi um trabalho muito legal que eu tive a oportunidade de apresentar junto com meus colegas.

Patrick Fernando, aluno da APAE.

Confira as fotos tiradas durante as gravações abaixo:

Para acessar os vídeos clique aqui.