Abertura da exposição Branco no Preto será na quarta-feira em Taquara

Maicon e Laureci organizam a exposição que inicia hoje no Museu de Taquara Créditos: Magda Rabie

Por Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

Visando proporcionar uma reflexão sobre a história e a cultura da comunidade afrodescendente de Taquara, inicia nesta quarta-feira (9) a exposição “Branco no preto – invertendo paradigmas: as letras e o grafite como meio de reflexão sobre a consciência negra em Taquara”. O evento faz parte da programação do Mês da Consciência Negra no Município.

A cerimônia de abertura da exposição será às 14h com a participação da Ong Vida Breve, do poeta Armando Severo, do professor Dr. Ubiratã Ferreira Freitas, que fará uma breve fala sobre a importância dos afrodescendentes e sobre as contribuições e dificuldades destas comunidades em Taquara, e demais convidados e autoridades. O evento ocorre até 9 de dezembro, com a visitação das 8h às 14h, na sede do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, que fica na Rua Nelson Renck, 2933, Bairro Centro.

“Através de poemas e do grafite vamos significar a importância do legado construído pela comunidade afrodescendente da região. Com este projeto procuramos contribuir para a reflexão da comunidade taquarense sobre a Consciência Negra”, observa o chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues, que administra o espaço junto com o professor Laureci Mayca.

A exposição “Branco no preto” é realizada pela Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), da Diretoria de Cultura, do Museu Municipal Adelmo Trott e do Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann.

Programação do Mês da Consciência Negra de Taquara

7 a 11/11 – 19h às 22h

Curso By Necessity Empreendedores Negros

Inscrições: https://www.gerdautransforma.com.br/2022-t22

08/11 – 8h30 –  Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar

Bate-papo com alunos da rede municipal de Educação “Leitura e Escrita: uma bela conexão”, fazendo parte do projeto Sesc Mais Leitura, com a escritora Lilian Rose M. da Rocha

9/11 a 9/12 – 8h às 14h – Museu Histórico Municipal Adelmo Trott (Rua Nelson Renck, 2933, Centro)

Exposição “Branco no preto – invertendo paradigmas: as letras e o grafite como meio de reflexão sobre a Consciência Negra em Taquara”

16/11 – 19h – Câmara de Vereadores

Cristiano Oliveira representando a ARCAT e IGPC

17/11 – 19h30 – Sede do IGPC (Rua Erechim 2595 Jardim do Prado)

Roda de Conversa “O papel do negro na transformação da Sociedade”

19/11 – 9h às 22h – Rua Coberta

-9h às 17h – Feirinha com empreendedores negros.

-10h30 – Ong Vida Breve e Lady Black

-14h – Batalha de Break Dance (nível nacional: Break Dance X) mediada pela Ong Vida Breve

     – Início da grafitagem no muro do Taquarense

     – Oficina de turbante

-16h – Pagode do Zé

-18h – Bateria da Escola Mocidade

-20h às 22h – Momento oficial e apresentação do Grupo Só Uma Dica

23/11 – 18h30 – Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar

Conversa de Professor com o tema “Relações étnico raciais na educação”.

Ministrantes: Prof. Dr. Luciano Nascimento Corsino (Doutorado em educação – UNICAMP) e Prof. MsC. Daniel Santana de Souza (Doutorando em Educação em Ensino de Ciências – UFRGS).

Formação organizada pelo NEABI IFRS Campus Rolante

O Mês da Consciência Negra de Taquara tem a realização da Prefeitura Municipal de Taquara, através da Diretoria de Cultura e conta com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Ong Vida Breve, da Associação Regional e Cultural Afrodescendentes de Taquara (Arcat) e do Instituto Gaúcho Pró-Cidadania (IGPC).